Notícia n. 5612 - Boletim Eletrônico IRIB / Março de 2004 / Nº 1040 - 03/03/2004
Tipo de publicação
Notícia
Coleções
Edição
1040
Date
2004Período
Março
Description
BANAS QUALIDADE – DEZEMBRO 2003 - PRÊMIO BANAS - Selo de qualidade - A questão da qualidade no mundo contemporâneo não está restrita apenas ao universo das empresas envolvidas com a produção de bens industriais e produtos de consumo. Ela avança cada vez mais nas empresas voltadas para o segmento dos serviços, e o 7o Oficio de Registro de Distribuição da Cidade do Rio de Janeiro dá um exemplo nesse sentido. Criado pela Reforma Judiciária do então Distrito Federal de 1923, conhecida como Reforma Chrysolito de Gusmão, o 7o Ofício instalou-se oficialmente no dia 1o de abril de 1924, com atribuição única e exclusiva de distribuir, entre os Tabelionatos de Protesto da Capital do Estado do Rio de Janeiro, de forma eqüitativa, os títulos de crédito e outros documentos de dívida encaminhados para protesto, procedendo aos respectivos cancelamentos e fornecendo aos interessados as certidões requeridas. "Somos um serviço público, exercido em caráter privado, que dá garantias e autenticidade aos negócios realizados no meio social” – essa é a missão oficial do 7o Ofício, segundo o Oficial Titular, Antônio Carlos Leite Penteado. "Nossa estratégia é sermos uma organização de excelência nos diversos aspectos fundamentais do nosso negócio." A empresa fundamenta as suas atividades e os serviços oferecidos em uma cultura que vem sendo consolidada ao longo de mais de duas décadas. Essa cultura busca atender, de forma harmônica, às necessidades de todas as partes interessadas, criando valor aos serviços oferecidos. A preocupação da empresa com a melhoria na prestação de serviços iniciou-se em 1987, quando começou seu processo gradual de informatização. Em 1992 esse processo foi finalizado, inclusive com a inserção retroativa de dados e registros, sendo que hoje as informações constantes dos computadores retroagem ao ano de 1982. Há cerca de três anos, em virtude de convênio firmado com a Febraban, e devidamente aprovado pela Corregedoria Geral da Justiça, cerca de 90% dos processos da empresa utilizam o meio eletrônico (lnternet), tanto na apresentação como no que se diz respeito à solução, quer tenha havido protesto, quer haja ocorrido pagamento. Hoje o 7o Ofício é detentor da norma ISO 9001.2000 e do SA 8000, tornando-se o “1o Cartório do Mundo” a conquistar essa certificação em fevereiro de 2002 e o “1o Cartório do Brasil” a atualizar sua certificação de gestão para a norma ISO 9001.2000. Atualmente está em execução o projeto para adequação da atual estrutura de gestão aos requisitos da certificação ISO 14001. A empresa recebeu o Prêmio de Qualidade Rio e reiteradas referências elogiosas dos usuários dos seus serviços e dos juízes de direito que anualmente têm inspecionado suas instalações e sua maneira de proceder e atender ao público. Por tudo que tem realizado, por seu esforço em sempre melhorar sua estrutura e em aprimorar os serviços, o 7o Ofício tem sido apontado como exemplo a ser seguido pelos serviços notariais e registro de todo o País. (Banas Qualidade/SP, Seção: Prêmio Banas, dezembro/2003, p.106).
Direitos
IRIB – Instituto de Registro Imobiliário do Brasil
Article Number
5612
Idioma
pt_BR