Notícia n. 10211 - Boletim Eletrônico IRIB / Outubro de 2007 / Nº 3158 - 05/10/2007
Tipo de publicação
Notícia
Coleções
Edição
3158
Date
2007Período
Outubro
Description
VALOR ECONÔMICO – 19/09/2007 Mercado imobiliário em alta estimula compra de imóveis Claudia Facchini e Beth Koike - As varejistas de móveis, assim com os fabricantes de geladeiras e fogões, já começam a sentir os efeitos do "boom" imobiliário. O setor também vive um dos seus melhores momentos. Como muitos compradores ainda vão receber as chaves das residências nos próximos dois anos, as vendas de mobília e decoração tendem a se acelerar ainda mais daqui para frente, acreditam os executivos do setor. A dúvida, porém, passou a ser a que velocidade. A expansão do consumo é sempre ditada pelo ritmo de queda das taxas de juros, mas o horizonte tornou-se mais nebuloso após as turbulências nos mercados mundiais. Estima-se que o setor de mobília e decoração movimente cerca de R$ 20 bilhões no país. Neste setor, ainda dominado por pequenas redes familiares, as varejistas ostentam taxas de crescimento de 10%, 20% e até 30%. "No primeiro semestre, as nossas vendas cresceram 12%, mas acredito que, no segundo semestre, vamos vender 20% mais do que no ano passado", afirma Osmar Fernandes, diretor da Segatto, fabricante de móveis de alto padrão que possui uma loja na avenida Gabriel Monteiro da Silva, um dos mais sofisticados endereços de decoração em São Paulo. Na loja vizinha, a Brentwood, que também vende móveis, a história se repete. Breno Rivkind, presidente da varejista, afirma que suas vendas aumentaram 20%. Além da loja na Gabriel Monteiro, a Brentwood possui uma loja no shopping D&D, direcionado para a classe A, mas abriu há quatro meses uma unidade no Lar Center, shopping mais popular, extrato onde o consumo mais cresce. No Lar Center, os lojistas esperam encerrar o ano com um crescimento de 10% no faturamento. "O boom imobiliário e a oferta de crédito têm contribuído muito para esse desempenho", diz Gabriela Baumgart, gerente de marketing do Lar Center. Em 2006, o shopping cresceu 7%. A fabricante gaúcha Saccaro, que fabrica sofás, mesas e poltronas em Caxias do Sul, é ainda mais otimista. Edson Busin, gerente de marketing da empresa, afirma que as vendas aumentaram 30% até agora neste ano em relação a igual período de 2006. Mas ele prevê que o segundo semestre seja ainda melhor, com um aumento de 35%. A Saccaro possui 19 lojas franqueadas e 20 lojas exclusivas. Os móveis lideram a intenção de compras dos consumidores de São Paulo, segundo pesquisa realizada pelo Programa de Administração de Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA). Dos 500 consumidores entrevistados pela FIA, 57,2% informaram que pretendem comprar produtos entre os meses de julho e setembro. Desse total, 11,4% dos consumidores planejam adquirir uma nova mobília. O levantamento considerou os segmentos de automóveis, autopeças, casa, mesa e banho, eletroeletrônicos, foto e ótica, informática, linha branca, material de construção, móveis, telefonia e celulares. O bom desempenho pode ser observado também em toda a cadeia moveleira. Fornecedor de laminado sintético para sofás, o grupo Cipatex prevê um crescimento de 8% este ano. A empresa fornece matéria-prima para calçados, móveis e automóveis. "Mas o setor de móveis é o que mais cresce", conta Marcelo Nicolau, diretor-comercial da Cipatex, que pretende encerrar o ano com vendas de R$ 430 milhões.
Direitos
IRIB – Instituto de Registro Imobiliário do Brasil
Article Number
10211
Idioma
pt_BR