Notícia n. 5414 - Boletim Eletrônico IRIB / Janeiro de 2004 / Nº 985 - 16/01/2004
Tipo de publicação
Notícia
Coleções
Edição
985
Date
2004Período
Janeiro
Description
CORREIO DA PARAÍBA – 23/11/2003 - Serviços Notariais e Registrais atendem via internet e criam o Prêmio Qualidade - Reunidos em um congresso nacional, em Salvador, os Representantes dos Serviços de Notas e Registros brasileiros decidiram criar uma premiação nacional para reconhecer os profissionais do segmento que melhor atendem à população: o Prêmio Qualidade dos Notários e Registradores. Esta premiação será distribuída no próximo congresso da categoria e busca incentivar o aprimoramento constante do atendimento ao público. Além disso, representantes dos 20 mil Ofícios do Brasil, discutem durante o congresso, a implantação da certificação digital e da Rede Brasileira de Cartórios, que estimula o bom atendimento e o Cartório 24 horas que já funciona em São Paulo. O presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), Rogério Portugal Bacellar, explica que ampliar a qualidade do atendimento ao usuário é uma das grandes preocupações da entidade. Bacellar informa que dentro desse contexto, a entidade vem desenvolvendo projetos e alternativas voltadas a facilitar a vida do cidadão que necessita do serviço notarial e registral. "Recentemente criamos o Cartório 24 horas, um portal pelo qual o cidadão solicita qualquer certidão pela internet, e recebe o documento em casa via Sedex dos Correios”, com validade jurídica, explica. O serviço, disponível pelo site www.cartorio24horas.com.br integra a Rede Brasileira dos Cartórios. Inicialmente, estará operando para o estado de São Paulo. A previsão é que até o fim de 2004 o sistema esteja atendendo todos os estados brasileiros. No Brasil, só com exceção da Bahia e do Acre, todos os demais cartórios são privados. E, por isso mesmo, eles são competitivos e muito bem equipados. Na opinião do presidente da Anoreg, Rogério Bacellar, os cartórios públicos não são competitivos e estão desaparelhados. E isto é um fator desagregador, acentuou. Outro serviço defendido pelo presidente da Anoreg, é a Ouvidoria Nacional que já funciona através do e-mail [email protected], onde a entidade vai ouvir e atender denúncias, sugestões, reclamações e fornecer informações sobre qualquer procedimento notarial e registral. A idéia é disponibilizar esse serviço também por via telefone e oferecer um serviço moderno, eficiente e de qualidade. O projeto Cartório 24 Horas foi lançado recentemente, no final de outubro em São Paulo. Com a central de certidões on line, será possível solicitar documentos dos cartórios participantes, estando em qualquer parto do país, sem precisar se deslocar, já que a certidão é entregue em casa via Sedex, 72 horas depois que for pago o boIeto impresso pelo usuário. Fonte: Anoreg-BR (Correio da Paraíba, João Pessoa/PB, Seção: Justiça, 23/11/2003, p.B-10).
Direitos
IRIB – Instituto de Registro Imobiliário do Brasil
Article Number
5414
Idioma
pt_BR