Notícia n. 8361 - Boletim Eletrônico IRIB / Dezembro de 2005 / Nº 2195 - 05/12/2005
Tipo de publicação
Notícia
Coleções
Edição
2195
Date
2005Período
Dezembro
Description
25º Fórum de Debates Projeto Brasil Sistema Ferroviário no Brasil - Data: 12 de dezembro de 2005 Local: Hotel Paulista Plaza – São Paulo Evento As primeiras iniciativas nacionais, relativas à construção de ferrovias remontam ao ano de 1828, quando o Governo Imperial autorizou por Carta de Lei a construção e exploração de estradas em geral. O propósito era a interligação das diversas regiões do País. Porém, a primeira linha só foi inaugurada pelo Barão de Mauá e D. Pedro II no dia 30 de abril de 1854. A Estrada de Ferro Mauá permitiu a integração das modalidades de transporte aquaviário e ferroviário, introduzindo a primeira operação intermodal do Brasil. De 1980 a 1992, os sistemas ferroviários pertencentes à Rede Ferroviária Federal S.A. – RFFSA e a FEPASA – Ferrovia Paulista S.A., foram afetados de forma dramática, quando os investimentos reduziram-se substancialmente. Na impossibilidade de gerar os recursos necessários para continuar financiando os investimentos, o Governo Federal colocou em prática ações voltadas à concessão de serviços públicos de transporte de carga à iniciativa privada. Foi editada a Lei n.º 8.031/90 e suas alterações posteriores, que instituíram o Programa Nacional de Desestatização – PND, sendo a RFFSA incluída no referido Programa, em 10/03/92. Hoje, o sistema ferroviário nacional conta com cerca de 30 mil quilômetros de extensão, sendo que 28 mil foram concedidos para exploração privada durante a década de 90, e é o maior da América Latina em termos de carga transportada, atingindo 162,2 bilhões de tku (tonelada quilômetro útil), em 2001. A integração da malha ferroviária no Brasil é tida como fundamental para acelerar e baratear o transporte de cargas e pessoas. A integração continental das ferrovias é vislumbrada como fundamental para maior integração comercial entre os países. Temas • Ferrovias Pós-Concessão: principais pontos de desenvolvimento e atrasos • Novo desenho do sistema ferroviário nacional • Principais obstáculos para integração da malha ferroviária nacional • Visão de futuro: integração continental de ferrovias Palestrantes • Alfredo Nascimento – Ministro dos Transportes • Luís Nassif – Dinheiro Vivo Agência de Informações • Bernardo Hees – Presidente da América Latina Logística (ALL) • Demian Fiocca – Vice-Presidente do BNDES • Elias David Nigri – Presidente da Brasil Ferrovias • Embaixador José Antônio Marcondes de Carvalho - Comissão de Comércio do MERCOSUL-CCM • Guilherme Lacerda – Presidente da FUNCEF • José Alexandre Resende – Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres • Manoel Reis – Coordenador do Centro de Excelência em Logística e Cadeias de Suprimentos da FGV-SP * Lista sujeita a alteração Inscrições As inscrições podem ser efetuadas através do telefone 0800.169966 ou do e-mail [email protected] até cinco dias antes da data do evento, pelo valor de R$ 310,00. Para um número maior de inscrições, há descontos progressivos, conforme segue abaixo: - Para mais de 3 inscrições, o valor unitário passa a ser de R$ 280,00 - Para mais de 5 inscrições, o valor unitário passa a ser de R$ 250,00 - Para mais de 10 inscrições, o valor unitário passa a ser de R$ 230,00 Assinantes dos Produtos Dinheiro Vivo pagam R$ 200,00. O cancelamento da inscrição só será aceito uma semana antes do evento, sendo assim se não comunicado a inscrição será efetivada. Contamos com vossa participação. As vagas são limitadas. Informações Telefone: 0800.169966 E-mail: [email protected] www.dinheirovivo.com.br Local: Hotel Paulista Plaza Alameda Santos, 85 – São Paulo 12 de Dezembro – das 08h30 às 18h00 Patrocínio: Brasil Ferrovias Apoio: Folha CDN Divulgação: ANTF Sindicato dos Metroviários de São Paulo Realização: Dinheiro Vivo
Direitos
IRIB – Instituto de Registro Imobiliário do Brasil
Article Number
8361
Idioma
pt_BR