Notícia n. 6408 - Boletim Eletrônico IRIB / Setembro de 2004 / Nº 1288 - 10/09/2004
Tipo de publicação
Notícia
Coleções
Edição
1288
Date
2004Período
Setembro
Description
Irib por dentro&por fora - Pesquisa mostra a opinião dos associados - Conheça o perfil dos registradores e avaliação da gestão outras palavras - O estudo que abaixo se vê foi encomendado a empresa de pesquisa de opinião e visa compreender melhor o perfil do registrador imobiliário e do profissional da área, formando o arco de associados do Irib. Não nos esqueçamos que atualmente fazem parte do Irib (sem direito a voto e a ser votado e sem possibilidade de interferência nos destinos políticos da entidade) notários, registradores de TD&PJ, além de advogados, juízes e promotores. O foco da pesquisa centrou-se na avaliação do estágio de desenvolvimento tecnológico dos cartórios, com vistas a dar início a um ambicioso projeto de integração dos registros - condição indispensável de sobrevivência num mercado globalizado. Além disso, avaliamos os produtos criados e oferecidos pelo Irib - suas publicações, serviços, além de avaliação geral da gestão, cujo fim se aproxima. As respostas foram atentamente analisadas e estudas - especialmente as críticas, que foram recebidas com muito respeito e fundamentam as novas iniciativas do Instituto, como interiorizar-se, levando a informação registral a regiões de dificil acesso. Agradeço a todos os que responderam pacientemente às questões formuladas pela equipe de entrevistadoras. Sem os entrevistados não teríamos esse quadro alentador diante de nós! Mas gostaria de dirigir uma palavra de agradecimento especial aos meus colegas registradores imobiliários. Por eles e para eles a vocação de outras palavras. Mote de minha campanha em 2001, a gestão que agora finda nasceu sob o signo da renovação e da transformação. Desde sempre compreendi o sentido da árdua missão que tinha pela frente: preparar o caminho do que vem, abusando da metáfora joanina que muitos já me ouviram proferir. Preparar o caminho significava abrir novas frentes, experimentar novas sendas, entabular relacionamentos imponderáveis, estabelecer diálogos cruzados, trazendo, contudo, sempre, a força e a esperança da melhor tradição do registro. A nouvelle vague do registro se fez e é muito mais do que mera renovação pessoal: é renovação dos costumes políticos do Irib! Nova et vetera, verso e reverso incontroverso da mesma moeda. Sérgio Jacomino, Presidente Brasil - JUNHO/2004 CONTEÚDO Objetivos Características do Estudo Metodologia Perfis Resultados OBJETIVOS Avaliar o perfil e a opinião dos associados. Análise de Registradores de Imóveis e de outras naturezas. Análise do grau de informatização dos Cartórios. Avaliação Irib/Gestão. CARACTERÍSTICAS DO ESTUDO Coletar dados por meio de depoimento do associado sobre os serviços oferecidos pelo IRIB e atual gestão. Obter informações do associado sobre seu perfil e realidade sócio-econômica-profissional (número de computadores, grau de informatização e número de matrículas abertas). METODOLOGIA Foram feitas 444 entrevistas por telefone com os associados. Brasil, em suas regiões: Norte= 19 Nordeste= 87 Centro-Oeste= 48 Sudeste= 193 Sul= 97 PERFIS - unverso pesquisado Registradores de Imóveis e de Outras Naturezas CLASSIFICAÇÃO DO LOCAL Em todo o Brasil foi feita uma procurou-se uma amostragem de 50% de todos os associados. Das 444 pesquisas, foram feitas nas Regiões: Norte= 4% Nordeste= 20% Centro-Oeste= 11% Sudeste= 43% Sul= 22% REGIÃO - NORTE Entrevistados 19 Cartórios Notas - 7 Registro de Imóveis - 17 Protesto - 8 Registro Civil - 4 Registro de Tít.Doctos Pessoa Jurídica - 9 REGIÃO - NORDESTE Entrevistados 87 Cartórios Notas - 69 Registro de Imóveis - 82 Protesto - 45 Registro Civil - 8 Registro de Tít.Doctos Pessoa Jurídica - 49 REGIÃO – CENTRO-OESTE Entrevistados 48 Cartórios Notas - 30 Registro de Imóveis - 42 Protesto - 24 Registro Civil - 8 Registro de Tít.Doctos Pessoa Jurídica - 23 Contratos Marítimos - 1 REGIÃO - SUDESTE Entrevistados 193 Cartórios Notas - 22 Registro de Imóveis - 180 Protesto - 45 Registro Civil - 13 Registro de Tít.Doctos Pessoa Jurídica - 123 Distribuição de Protestos e Títulos - 2 REGIÃO - SUL Entrevistados 97 Cartórios Notas - 2 Registro de Imóveis - 97 Protesto - 26 Registro Civil - 22 Registro de Tít.Doctos Pessoa Jurídica - 29 CRVA - Registro Automobilísticos - 7 Hipotecas - 2 COMPUTADORES nos CARTÓRIOS Gráfico COMENTÁRIOS A maioria absoluta possui computadores. As Regiões Nordeste (3%), Sudeste (1%) e Sul (2%) , estão em fase de planejamento para aquisição de sistemas informatizados para suas atividades num futuro próximo. QUANTIDADE DE COMPUTADORES POR REGIÃO Gráfico COMENTÁRIOS Na maioria das regiões encontramos Cartórios munidos de computadores. Nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul os Cartórios apresentam números de computadores compatíveis com suas respectivas realidades. COMPUTADORES COM REDE POR REGIÃO Gráfico COMENTÁRIOS Somente o Nordeste se destaca pela falta de integração por redes telemáticas. As demais regiões mantém uma média. USUÁRIOS DE INTERNET - POR REGIÃO Gráfico COMENTÁRIOS Todas as regiões apresentam o mesmo nível alto de uso da internet. Destacam-se pelo uso do Correio Eletrônico e Pesquisas. TRABALHAM EM BANDA LARGA - POR REGIÃO Gráfico COMENTÁRIOS Nas regiões Norte e Nordeste poucos Cartórios se beneficiam deste recurso. Nas regiões Centro-Oeste e Sul, este recurso esta em fase de crescimento. Na região Sudeste constatamos um maior número de beneficiados pelo recurso. SOFTWARE PRÓPRIO - POR REGIÃO Gráfico COMENTÁRIOS Mais de 40% dos Cartórios de todas as regiões, possuem seu próprio programa. 5% apesar de ter respondido que o software é próprio, estão em fase de testes. 2% dos entrevistados sugerem ao Irib que forneça seu próprio programa. EMPRESAS SOFTWARE - REGIÃO NORTE Siscart - 11% Scriba - 12% Alcasoft - 11% Engegraf - 11% Senha - 11% De Maria - 22% Meio Informática - 11% Sea Way - 11% EMPRESAS SOFTWARE - REGIÃO NORDESTE Scriba - 26% Alcasoft - 4% Cerasa - 5% Ansata - 4% Asandro - 4% Infornet - 5% Consulcart - 17% Wall - 4% Serv Comp - 9% Maxsistem - 4% De Maria - 5% Intertraining - 4% Cartoon Inform - 4% Sea Way - 5% EMPRESAS SOFTWARE - REGIÃO CENTRO-OESTE Siscart - 6% Scriba - 6% Alcasoft - 6% Web Informática - 6% Ansata - 6% Aiwoo Inf - 6% Engegraf - 12% Agelim - 6% Riscardi - 6% Souver - 6% Online - 12% Fox Informática - 6% Ejaominus - 6% Lourder - 6% Sea Way - 6% EMPRESAS SOFTWARE - REGIÃO SUDESTE Dominicart - 2% Siplan Inf - 16% Ocean Bit - 11% Siscart - 18% Scriba - 6% Cooperativa - 1% Windows - 2% Cerasa - 1% Ansata - 2% Engegraf - 3% Servicom - 5% Max Data - 2% Raunet - 2% Consulcart - 1% Serve Comp - 3% Maxsistem - 1% Net - 1% ADM Informática - 2% Fiscart - 4% Control M - 2% ABC Rio Informática - 4% Via Net - 1% Control Informática - 1% ASD - 1% Cartoon Informática - 3% Cart Informática - 1% Prodaser - 1% Sea Way - 1% EMPRESAS SOFTWARE - REGIÃO SUL Siplan Inf - 1% Scriba - 2% Cooperativa - 1% Alcasoft - 3% Web Informática - 3% Windows - 3% Was - 3% Comp Com - 1% RPS Informática - 1% Office System - 7% GID - 1% BR - 1% Wave Tec - 1% Ski Informática - 3% Supersul - 1% Fiscart - 1% Officer Soft - 1% Sial - 1% Cart Informática - 1% CARTÓRIOS NÃO INFORMATIZADOS Gráfico COMENTÁRIOS Consideramos como não informatizados os Cartórios de Registro de Imóveis que fazem seus trabalhos manualmente sem se utilizarem de software, apesar de alguns terem computadores, internet e até mesmo banda larga. Das 444 entrevistas realizadas, não são informatizados 68 Cartórios, sendo que 2 deles pertencem a Outras Naturezas. Região Norte: 19 Cartórios entrevistados, todos são informatizados. Região Nordeste: 87 Cartórios entrevistados, 29 deles não são informatizados. Região Centro-Oeste: 48 Cartórios entrevistados, 8 não são informatizados. Região Sudeste: 193 Cartórios entrevistados, 14 não são informatizados. Região Sul: 97 Cartórios entrevistados, 15 não são informatizados. Alguns entrevistados atribuem o avanço da informatização à gestão atual do Dr.Sérgio Jacomino. PRÉDIO PRÓPRIO - POR REGIÃO Gráfico COMENTÁRIOS Os índices de propriedades e atividades profissionais mantidas na família são maiores nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul, proporcionando assim um maior número de Cartórios em prédios próprios. Constatamos Cartórios fixados na própria residência. No Sudeste há um menor número de Cartórios próprios e notamos que ocorrem mudanças de endereços, que são maiores. MATRÍCULAS FEITAS MENSALMENTE - POR REGIÃO Gráfico COMENTÁRIOS A Região Norte, apesar de alguns números de matrículas serem altos, referem-se à loteamento de pequenas propriedades. CONHECIMENTO SERVIÇOS IRIB - POR REGIÃO Gráfico COMENTÁRIOS Uma pequena parte no interior do Norte e Nordeste não conhecem todos os benefícios e serviços oferecidos pelo Irib e nestas mesmas regiões manifestaram interesse em adquirir. No Sudeste e Sul, encontramos associados muito antigos e outros novos, todos atualizados. SERVICOS OFERECIDOS POR REGIÃO - PUBLICAÇÕES Gráfico COMENTÁRIOS Os entrevistados ressaltaram a qualidade, primor e excelente conteúdo das publicações. A maioria dos entrevistados estão satisfeitos com a publicação. Houve inúmeras queixas sobre atraso e não recebimento das mesmas. SERVIÇOS OFERECIDOS POR REGIÃO - WORKSHOPS, SEMINÁRIOS E CONGRESSOS Gráfico COMENTÁRIOS É reconhecida a qualidade dos eventos organizados pelo Irib. O único motivo de descontentamento e ressentimento é o fato dos mesmos serem sempre realizados em grandes centros urbanos e de alto custo. Muitos solicitaram a descentralização e menor custo para que o acesso seja viável à todos, consideram estes eventos essenciais para reciclagem, atualização e formação de profissional. BOLETIM IRIB EM REVISTA - NOVO FORMATO Gráfico COMENTÁRIOS Este material foi o mais elogiado. A Grande maioria expressou ser esta revista de alto nível de apresentação e conteúdo, com ilustrações e fotos de nível artístico. Também o mais solicitado pelos associados que não receberam algumas edições, poucos foram os entrevistados que se consideram em dia com o recebimento desta revista. Muitos, colecionam e tem grande apreço pela revista. É unânime o contentamento e satisfação com este material. Os únicos aspectos negativos mencionados por uma minoria foi o alto custo da revista e a dúvida quanto a periodicidade da sua publicação BOLETIM ELETRÔNICO Gráfico COMENTÁRIOS Este serviço é muito aceito e utilizado por uma grande parte dos associados, que tem o hábito de ler essas informações. Registramos poucas queixas com sugestões para organização e enxugamento de alguns assuntos. Vale ressaltar que nas Regiões Nordeste 35%, Centro-Oeste 21%, Sudeste 12% e Sul 25% nunca usaram o serviço. REVISTA DIREITO IMOBILIÁRIO Gráfico COMENTÁRIOS Este material é muito apreciado e utilizado pelos associados que se referem à publicação com muitos elogios, ressaltando que são fontes de pesquisas e alto grau informativo. EDIÇÃO DE LIVROS EM PARCERIA COM A EDITORA FABRIS Gráfico COMENTÁRIOS Referem-se a este material como muito satisfeitos, novamente é notado que alguns gostariam de ter todos os exemplares, dizendo não estar recebendo neste ano. O material é muito utilizado nas pesquisas dos Registradores e funcionários. SECRETARIA Gráfico COMENTÁRIOS Os associados que necessitaram o atendimento se consideram satisfeitos. Não houve registros de queixas ou comentários negativos quanto ao atendimento da Secretaria. Parte considerável não soube responder, por nunca utilizar este serviço, nas Regiões Norte 32%, Nordeste 46%, Centro-Oeste 42%, Sudeste 40%, e Sul 56%. OUVIDORIA Gráfico COMENTÁRIOS Não houve nenhum comentário ou sugestão, pela minoria dos associados que utilizou o serviço, nas Regiões Norte 31%, Nordeste 38%, Centro-Oeste 14%, Sudeste 35%, e Sul 36%. Grande parte nunca utilizou, nas Regiões Norte 69%, Nordeste 62%, Centro-Oeste 86%, Sudeste 65% e Sul 64%. PERGUNTAS E RESPOSTAS Gráfico COMENTÁRIOS Dos associados que o utilizam, é unânime a necessidade deste serviço, muito apreciado. Registramos muitas queixas na demora da resposta, inviável para o tempo de solucionar a questão. Uma parte considerável não o utiliza, nas Regiões Norte 32%, Nordeste 43%, Centro-Oeste, 37%, Sudeste 34% e Sul 34%. SITE Gráfico COMENTÁRIOS Este serviço é muito satisfatório pelos associados que o usam. Foi sugerido elaboração de Índice para facilitar o acesso. Todos consideram um grande avanço a realização deste site, nível de informação de grande valor, essencial para todo associado e incentivo para a informatização. Uma média considerável não o utiliza, Regiões Norte 31%, Nordeste 39%, Centro-Oeste 29%, Sudeste 18% e Sul 29%. CONVÊNIOS E PARCERIAS DO IRIB Gráfico COMENTÁRIOS Para a grande maioria dos associados este item foi atribuído bom. Sugerimos maior divulgação neste item. As Regiões Norte 5%, Nordeste 6% e Sudeste 3%, desconhecem a existência desta parceria. PRESTÍGIO E CREDIBILIDADE JUNTO A ÓRGÃOS PÚBLICOS, OPINIÃO PÚBLICA E ACADÊMICA Gráfico COMENTÁRIOS É opinião geral e indiscutível o prestígio e credibilidade do Instituto, sendo atribuído a este item nota máxima. Foi sugerido por alguns maior divulgação em Centros Acadêmicos em todas as regiões e pedem maior destaque na mídia. Comentam que esse prestígio e credibilidade vem aumentando em nível internacional. ATUAL GESTÃO Gráfico COMENTÁRIOS Foi unânime a posição favorável dos associados com notas máximas e pedidos de continuidade a atual gestão do Dr.Sérgio Jacomino. Como benefícios atribuídos a esta gestão, ressaltam a abertura do Irib, informatização, progressão internacional, visibilidade e segurança. RESULTADOS FINAIS Fica comprovado pela opinião dos associados que o Irib na totalidade de seus serviços e como entidade muito respeitada é considerado essencial como retaguarda e respaldo para segurança de suas atividades. O contentamento e apreciação dos associados de terem sido consultados em suas opiniões. As queixas das regiões mais afastadas, a falta de atenção especial às suas necessidades geográficas e econômicas. Maria Lúcia G.Figueiredo - Coordenadora Sara Silva - Analista
Direitos
IRIB – Instituto de Registro Imobiliário do Brasil
Article Number
6408
Idioma
pt_BR