Notícia n. 6275 - Boletim Eletrônico IRIB / Agosto de 2004 / Nº 1231 - 12/08/2004
Tipo de publicação
Notícia
Coleções
Edição
1231
Date
2004Período
Agosto
Description
O JORNAL – 30/7/2004 - Cartório virtual 24 horas chega a AL em outubro - Sistema permitirá solicitação de documentos on-line Edenilda Cordeiro Estagiária A partir de outubro a população de Alagoas vai contar com o serviço de cartório 24h, através da Internet. O serviço interliga os cartórios de todo o País, trazendo rapidez, agilidade e segurança, permitindo ao cidadão e a empresa de qualquer cidade do Brasil, solicitar todo tipo de documento, que será entregue na residência do solicitante ou em seu endereço comercial. Os cartórios 24h de outros estados do Brasil já podem ser acessados através do endereço www.cartório24horas.com.br. De acordo com Rainey Marinho, presidente da Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg), o alagoano já pode acessar o endereço eletrônico para usar os serviços cartoriais de estados como São Paulo, Paraná e Santa Catarina, entre outros, onde o sistema já foi implantado. "A modernização é uma necessidade de sobrevivência na atualidade", diz Marinho. "É necessário facilitar a vida do usuário, reduzindo o tempo gasto na obtenção dos serviços", explica. O sistema cartório 24h foi implantado inicialmente no Paraná. Depois do lançamento, foi definido um cronograma para instalação em todas as capitais. O objetivo principal, segundo o presidente da associação, é reunir todos os cartórios do Brasil, inclusive aqueles de cidades pequenas que ainda não estão conectados à Internet. Rainey Marinho explica que, através dos Correios, mesmo os cartórios não informatizados, podem se beneficiar do serviço. A Central do Cartório 24h recebe a solicitação de certidão pela Internet, encaminha eletronicamente ao Correio, que realiza a impressão e envia ao cartório por Sedex ou carta registrada em envelope personalizado da Anoreg. O cartório, por sua vez, recebe a solicitação, emite a certidão e envia ao solicitante da mesma forma, inclusive utilizando o mesmo envelope pré-pago e reaproveitável, desenvolvido especialmente para o produto. O pagamento do serviço poderá ser feito através boleto bancário ou home bank, pelo banco Bradesco, solicitado via Internet, garantindo total segurança no processo de cobrança. TELE-ATENDIMENTO - O cartório 24h conta ainda com uma central de atendimento pelo telefone 08007071772, onde o cliente pode acompanhar sua solicitação, pelo próprio site, apenas informando o número da solicitação, que ele recebe após o preenchimento do pedido. Caso o cliente informe seu e-mail no momento da solicitação, receberá em seu endereço eletrônico, automaticamente, informações sobre todas as fases do processo da emissão da certidão, até que ela chegue às mãos do solicitante. "Este serviço foi desenvolvido para proporcionar aos usuários de cartórios total comodidade, rapidez e segurança. O www.cartorio24horas.com.br elimina o desperdício de tempo com deslocamento, congestionamentos nas grandes cidades, longas distâncias, nos casos de solicitações para cartórios de outras localidades, evitando a burocracia e garantindo seus pedidos com rapidez e segurança”, explica Rainey Marinho. (O Jornal/AL, seção Cidades, 30/7/2004, p.14).
Direitos
IRIB – Instituto de Registro Imobiliário do Brasil
Article Number
6275
Idioma
pt_BR