IRIB | Academia

O IRIB é um patrimônio da comunidade jurídica brasileira. É a mais importante fonte de pesquisa sobre direito registral imobiliário do país. Ao longo de décadas, o que de melhor se produziu, em termos de doutrina e informação técnica especializada, foi fruto do trabalho de juristas de escol que se sucederam no IRIB.

O projeto IRIB ACADEMIA nasceu da necessidade de acesso rápido e eficaz ao conteúdo acadêmico e especializado já publicado pelo Instituto e teve por finalidade a digitalização de todo o acervo do IRIB: artigos, livros, revistas, jurisprudência, perguntas e respostas, boletins, etc. contemplando uma taxonomia básica, a permitir a recuperação, em meios eletrônicos, dos riquíssimos conteúdos das publicações. Foram classificados artigo por artigo, autor por autor, título por título. A digitalização do acervo em alta qualidade com OCR aliada à associação de metadados permitiu a indexação do acervo e a busca de palavras-chave no texto completo.

Dentre a produção bibliográfica do IRIB, estão disponíveis as seguintes coleções*:

  • Revista de Direito Imobiliário (RDI): periódico brasileiro mais antigo e importante da área na América Latina, publicada desde 1977 em conjunto com a Thomson Reuters, com 85 edições;

  • Boletim IRIB em Revista (BIR): meio de comunicação do IRIB com seus associados que publica artigos, notícias, jurisprudência e informações exclusivamente direcionadas para o registrador imobiliário desde 1977, com 359 edições;

  • Coleção IRIB em Debate (CID): publicada desde 1997, com estudos sobre direito registral imobiliário e trabalhos apresentados nos encontros dos oficiais de registro de imóveis em todo o Brasil, com 19 edições.

*O acesso ao download do texto completo dos artigos
é exclusivo aos associados do IRIB.